Aeronave fabricada pela Embraer caiu na quarta-feira (25) após sair de Baku, capital do Azerbaijão, em direção a Grózni, na Rússia.
Um voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira foi abatido por um sistema de defesa aérea russo, disseram quatro fontes no Azerbaijão com conhecimento da investigação.
O avião de passageiros caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira, matando 38 pessoas, mesmo tendo desviado de uma área da Rússia na qual Moscou usou sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.
Quatro integrantes da investigação que está sendo feita pelo Azerbaijão, de onde o voo saiu, afirmaram à agência que um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião. Quando a aeronave caiu, havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia.
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines voou centenas de quilômetros fora de sua rota programada de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Chechênia, na Rússia, e caiu após o que o órgão regulador da aviação da Rússia disse ter sido uma emergência que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros.
As autoridades não explicaram imediatamente por que ele cruzou o mar, mas o acidente ocorreu após ataques de drones ucranianos neste mês atingirem a região da Chechênia, no sul da Rússia.
O aeroporto russo mais próximo na rota de voo do avião foi fechado na manhã de quarta-feira.