O apresentador José Luiz Datena, que em diversas pesquisas eleitorais aparecia como favorito para a vaga no Senado pelo estado de São Paulo, anunciou, nesta quinta-feira (30) em seu programa, Brasil Urgente na TV Band, que desistiu de ser candidato.
“Em primeiro lugar, eu queria deixar a minha palavra aqui de carinho para com o presidente, que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como senador. E foi isso mesmo que foi acordado”, disse Datena, depois que o presidente confirmou o apoio pela manhã; e completou “pensei bem e resolvi seguir meu caminho […]. Não foi por parte dele que não deu certo”, concluiu.
Apesar de costumeiramente ignorar ataques, Datena atribuiu sua desistência a grupos radicais que o teriam hostilizado nas redes sociais.
“Ignoro certos grupos radicais que me hostilizaram e me hostilizam, pesaram muito nessa decisão”, afirmou.
A liderança de Datena para a vaga estava consolidada. Em 23 de maio, uma pesquisa feita pela Real Time dava 29% de intenções de voto parta o apresentador, marcando 9% na frente do segundo colocado, o ex-ministro da Justiça, Sergio Mor que seguia com 20%. Outra pesquisa, feita pela Quaest/Genial e publicada no dia 12 de maio mostrava Datena com 12% de vantagem nas intenções de voto sobre Sérgio Moro que pontuava 16%.