Celina orienta: “Busque ajuda” sobre saúde mental no DF

Vice-governadora do DF comentou o caso do delegado que atirou em três mulheres na 5ª feira, e reforçou ações do Janeiro Branco em evento da troca da bandeira na praça dos Três Poderes

A vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão (PP) participou da primeira troca da Bandeira de 2025, na Praça dos Três Poderes, na manhã deste domingo (19).

Entre os assuntos conversados com a imprensa, Celina Leão disse que o governo do DF está atento à saúde mental das pessoas.

Após o delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Mikhail Rocha e Menezes, 46 anos, ser preso em flagrante por atirar em três mulheres, na última quinta-feira (16) Celina comentou sobre o caso e incentivou a busca por tratamento para a saúde mental.

“Entendemos que nosso servidor público tem que estar com a saúde mental em dia e preparado para cuidar das pessoas, e temos toda uma estrutura do governo para isso. Pedimos para aquele servidor público, não só o policial, aquele que está passando por problema, que busque ajuda. Nós temos mecanismos e ferramentas para ajudá-los”, comentou.

Celina Leão participou da troca da bandeira

Quando foi preso, Mikhail falava de forma desconexa, sem lucidez e apresentava “intensa confusão mental”.

O delegado estava afastado das funções desde a última terça-feira (14) após solicitar licença para cuidar da saúde mental.

A vice-governadora também comentou sobre o mês de conscientização que chama atenção para a importância da saúde mental, o Janeiro Branco.

Criamos no GDF, o programa Ressignificar para que todas as nossas forças policiais fizessem esse curso. Tem sido uma forma de prevenção e pedimos para que o colega próximo e o comando que está ao lado, encaminhe esses policiais para o acolhimento. O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta semana, a criação da Subsecretaria de Saúde Mental e nomeou 20 médicos psiquiatras. Esse é um passo fundamental para cuidar de toda essa rede de atendimento”, destacou a vice-governadora.

Ela também c8tou a Escola de Governo. “Reconhecemos que nossos servidores, especialmente os policiais, precisam estar com a saúde mental em dia para atender bem à população. Além disso, a Escola de Governo oferece uma série de cursos de capacitação e suporte”, completou.

Para garantir o bem-estar do público presente, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) disponibilizou água potável. Também foram instalados banheiros, e equipes de pronto atendimento estavam a postos para atender para emergências de saúde. 

Celebração cívica, este ano, foi reprogramada para o terceiro domingo do mês, a pedido do Ministério da Defesa | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *