Republicano assumiu oficialmente a presidência dos EUA
Donald Trump fez nesta segunda-feira (20) seu primeiro discurso como novo presidente dos Estados Unidos e falou do começo de “uma era de ouro”, confirmou planos de “expandir o território” e uma série de decretos anti-imigração e protecionistas.
No discurso, feito logo após tomar posse como o 47º presidente, Donald Trump disse que sua primeira ordem executiva será a declaração de emergência na fronteira entre EUA e México, o que significa a autorização do envio de militares à região.
Donald Trump disse também que “a era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre”, disse Trump.
No âmbito internacional, disse que pretende ser um “unificador e um pacificador” e mencionou o acordo de cessar-fogo assinado na semana passada entre Israel e Hamas, para o qual ele reivindica ter tido influência.
Entre pontos de seu discurso, Donald Trump disse que:
Vai “retomar o controle” do Canal do Panamá;
Vai taxar outros países para garantir o protecionismo em medidas energéticas;
Os EUA voltarão a ser um país que “expande seu território”.
Quer a bandeira americana em Marte.
Quer “retomar” a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA;
Os EUA voltarão a ser um país “com dois gêneros: o feminino e o masculino”.
Trump atacou Joe Biden. “Agora temos um governo que não consegue administrar nem mesmo uma crise simples dentro de casa, enquantotambém tropeça em uma série de eventos catastróficos no exterior”, acusou.
Disse que sabe ter muitos desafios pela frente e, em referência ao atentado que sofreu durante a campanha eleitoral, no ano passado, afirmou que “fui salvo por Deus para tornar a América ótima novamente”, exclamou.