App chinês de IA DeepSeek supera ChatGPT nos EUA e derruba ações de concorrência

IA chinesa ultrapassou o ChatGPT em downloads na App Store dos EUA

O assistente de inteligência artificial (IA) DeepSeek, de uma startup chinesa, ultrapassou nesta segunda-feira (27), o rival norte-americano ChatGPT em downloads na App Store.

Com a subida do DeepSeek houve a queda das ações de outras empresas vinculadas à IA, como Nvidia e Oracle.

A rápida popularidade do DeepSeek repercutiu no Vale do Silício, derrubando teorias sobre o protagonismo dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de Washington visando os recursos avançados de chip e inteligência artificial Chinesa.

O aplicativo chinês é o gratuito mais bem avaliado disponível na loja da Apple nos Estados Unidos, hoje.

O DeepSeek pode ser uma alternativa viável e mais barata de inteligência artificial, o que levantou questões sobre a sustentabilidade dos gastos e investimentos em IA por empresas norte-americanas, incluindo Apple e Microsoft.

O lançamento é recente, já que a startup chinesa lançou o assistente de IA no último dia 10. Segundo ela, a inteligência artificial utiliza menos dados a um custo bem menor do que modelos das empresas já estabelecidas.

Fundada em 2023 na China, a DeepSeek começou como um braço de pesquisa da High-Flyer, um fundo quantitativo de US$ 8 bilhões. Desde então, tornou-se uma das startups de IA mais comentadas no mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *