Relatório diz que equipe da torre de controle ‘não estava normal’ durante acidente aéreo em Washington

Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos analisou situação da equipe do Aeroporto Ronald Reagan quando avião e helicóptero se chocaram

Um relatório preliminar da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) divulgado na tarde desta quinta-feira (30), indica que a equipe da torre de controle do Aeroporto Ronald Reagan “não estava normal” na colisão entre um avião e um helicóptero.

Ao todo, 64 pessoas estavam no jato comercial, e três na aeronave militar. Não há sobreviventes, segundo as autoridades.

O acidente aconteceu na noite de quarta-feira (29), em Washington, D.C., e envolveu um avião da American Airlines e um helicóptero do Exército dos Estados Unidos.

Segundo o jornal The New York Times, os primeiros dados coletados pela FAA indicam que a equipe da torre de controle do aeroporto onde o avião deveria pousar “não estava normal para a hora do dia e o volume de tráfego”.

O jornal informou que, na quarta-feira (29), o controlador responsável pelos helicópteros nas proximidades do aeroporto também estava instruindo aviões que iriam pousar ou decolar do terminal. As operações deveriam ser conduzidas por pelo menos dois controladores, segundo a reportagem.

A falta de funcionários aumentou a carga de trabalho do controlador, o que pode complicar as operações de instrução. Isso porque o funcionário usa frequências diferentes para se comunicar com pilotos de avião e de helicópteros.

Desta forma, os pilotos das duas aeronaves que se chocaram podem não ter se ouvido por meio da torre de controle, já que utilizavam frequências diferentes para se comunicar com o aeroporto.

A torre do Aeroporto Ronald Reagan enfrenta problemas com falta de pessoal há anos. Relatórios recentes apontam que, enquanto a FAA e os sindicatos determinam uma meta de 30 controladores no local, apenas 19 estavam certificados em setembro de 2023.

Devido à escassez de pessoal, alguns funcionários chegaram a trabalhar até 10 horas por dia, seis dias por semana.

O áudio do controle de tráfego aéreo registrou os momentos de antes e depois da colisão aérea entre o avião comercial e o helicóptero militar.

A gravação do LiveATC.net, uma fonte respeitada para gravações de voos, obtido pela agência Reuters, capturou as comunicações finais entre os três membros da tripulação do helicóptero — sinal de chamada PAT25 — antes de colidir com o jato Bombardier CRJ700.

PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ“, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo: “Torre, você viu isso?” — aparentemente referindo-se à colisão. Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno.

Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, pode-se ouvir um dos controladores de tráfego aéreo dizendo no áudio, próximo ao momento da colisão.
Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador. “Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, pode-se ouvir um terceiro controlador dizendo. “Provavelmente estava no meio do rio.”

Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram

A explosão no ar aconteceu sobre o gelado rio Potomac, perto do aeroporto. A agência de notícias Associated Press (AP) afirmou que o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.

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