Estudos prevêm linha do metrô para Sama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro para a Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras da expansão da linha de Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). A extensão vai conectar a região administrativa a outras áreas do DF e levar até 15 mil passageiros a mais ao sistema. O investimento é de R$ 319.751.557,44, provenientes de recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Acompanhada por uma equipe do GDF, vice-governadora Celina Leão (PP) confere o croqui do Metrô-DF: “É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos” | Foto: George Gianni/VGDF
O documento foi assinado pela vice-governadora Celina Leão (PP), que representou o governador Ibaneis Rocha (MDB) em solenidade no auditório do Metrô-DF, em Águas Claras.
Projeção da expansão da Linha 1 de Samambaia
“É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos”, declarou Celina. “Nós vamos atender mais de 12 mil pessoas com essa ampliação do Metrô. A obra começa já de forma imediata na estação do Parque Gatumé, onde vamos começar a drenagem para que se inicie o mais rapidamente e possamos entregar esse benefício à população de Samambaia. O transporte público é uma prioridade para o nosso governo”, disse Celina.

Serão 3,6 quilômetros a mais de via, a partir da estação Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte a Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, duas novas estações serão construídas, cada uma com 7 mil metros quadrados.
As estações nº 35, na QR 111, e nº 36, na QR 117, ficarão nas proximidades de equipamentos públicos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro Olímpico e o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Ayrton Senna. Com a expansão, a 36 passará a ser a estação final do trecho de Samambaia.

A obra contempla ainda a construção de três viadutos, com passagens integradas para pedestres, e de quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação. Também haverá projetos executivos, escavação, remanejamento de interferências, novas redes de drenagem, execução de pavimentação, construção de estações, via permanente semienterrada, emissário e a implantação dos sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.
O consórcio CG – JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1 no trecho Samambaia, que faz parte do projeto de expansão do Sistema Metroviário de Brasília, previsto pela lei nº 4.566 de 4 de maio de 2011, conforme estabelecido no Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU-DF).
Também já foi aberta a licitação com vistas à contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade de implantação da Linha 2, que ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios. anunciou o lançamento dos estudos sobre ampliação do sistema para uma nova região administrativa nesta querta-feira (19). “A partir disso, poderemos iniciar uma licitação para a nova linha, que sairia do Plano Piloto e iria até o Gama. Seria uma ampliação de grande porte”, informou a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP).
O recebimento das propostas vai até o dia 25 deste mês. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.
A ampliação da operação do metrô vai ocorrer paralelamente à atuação da Semob-DF devido à integração do sistema. “Nós vamos ter que fazer um reforço da frota para permitir essa integração, porque a ideia é que o transporte público atue na alimentação do sistema do Metrô.
Durante a solenidade, a vice-governadora Celina Leão frisou que o Distrito Federal está, paralelamente, dando outro passo no desenvolvimento do transporte público com a adoção da gratuidade no Carnaval em fase de testes e aos domingos e feriados a partir de 1° de março.
“Nós já sabemos o número de passageiros que embarcam num dia normal”, afirmou. “Nós vamos sentir se isso vai acontecer no Carnaval, se teremos um público maior ou menor, e vamos medir para avaliar o impacto. Nós queremos ter uma tarifa acessível, e estamos estudando a gratuidade sem perder a qualidades.”
