Anúncio ocorre no mesmo dia em que passa a valer 104% de impostos sobre importações chinesas nos EUA
O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor tarifas de 84% sobre os produtos importados dos Estados Unidos. A cobrança dessas tarifas começa amanhã, quinta-feira (10).
A nova tarifa chinesa representa uma alta de 50% sobre os 34 pontos percentuais que já haviam sido anunciados pelo governo chinês na semana passada.
Além de anunciar o aumento, o Ministério do Comércio da China incluiu seis empresas norte-americanas na lista de entidades não confiáveis. “A China defenderá firmemente seus interesses, o sistema de comércio multilateral e a ordem econômica internacional”, afirmou o ministro Wang Wentao.
O anúncio acontece no mesmo dia em que entra em vigor uma tarifa extra de 50% sobre as importações de produtos chineses que chegam aos EUA, que elevou a alíquota total do país asiático para 104%.
Entre as tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, a de 10% imposta para o Brasil é a mais baixa, junto com as também impostas para países como Reino Unido, Cingapura, Chile, Austrália e Turquia.

