Senadores governistas descontentes com a venda da distribuidora Petrobras buscam assinaturas para Comissão Parlamentar de inquerito
Um grupo de senadores governistas descontentes com a venda da distribuidora Petrobras buscam assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de inquerito CPI.
O BSB Revista teve acesso à informação de que senadores devem propor uma nova CPI para investigar a Petrobras.
Segundo os senadores, a venda iniciada no governo do ex-presidente Michel Temer ( (MDB) e concluída durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem fortes indícios e suspeitas se vícios contratuais.
A Petrobras vendeu a BR Distribuidora para a Vibra Energia, que é a atual detentora da marca. A Petrobras iniciou o processo de privatização da BR em 2017 e concluiu em 2021.
Um dos senadores chegou a dizer, em uma reunião sobre a criação da CPI, que até as licitações têm suspeitas de direcionamento, que devem ser investigadas, caso as assinaturas suficientes sejam alcançadas.
Em 2017, a Petrobras vendeu 28,75% das ações da BR por R$ 5 bilhões. Em 2019, a Petrobras vendeu mais ações, reduzindo sua participação para 41,25%. Em 2021, a Petrobras vendeu os 37,5% restantes das ações da BR.
A Vibra Energia manteve a marca Petrobras na bandeira dos postos, além de outros produtos, em contrato até 2029. Com a compra, a Vibra Energia se transformou na maior distribuidora do país.
Os maiores acionistas da Vibra são fundos de investimento, mas suas participações societárias são relativamente pequenas. O maior acionista, é o fundo Samambaia, com 8,3% das ações. E 60,8% do capital está pulverizado entre milhares de acionistas individuais no Brasil e no exterior.
No mês passado, em agenda da Petrobras, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, tentativas de privatizar toda a companhia petrolífera.
Lula afirmou que, vendo que não se podia “destruir a Petrobras”, os defensores da privatização da companhia buscaram “fatiar” a estatal.
“Resolveram vender pedaços da Petrobras e começaram vendendo um grande pedaço chamado BR, nossa distribuidora (de combutíveis), e queriam vender muito mais”, declarou Lula.
Os senadores devem se debruçar também sobre denúncias de sindicatos de trabalhadores da Petrobras que alegam que no pacote, a Vibra levou marcas Lubrax no mercado de lubrificantes, BR Mania nas lojas de conveniência e BR Aviation nos aeroportos.
Um dos senadores quer que a CPI proponha até mesmo a a anulação da venda da BR Distribuidora, caso irregularidades sejam comprovadas durante o inquérito.


It is perfect time to make some plans for the future and
it’s time to be happy. I have read this post and
if I could I wish to suggest you some interesting things or advice.
Perhaps you could write next articles referring to this article.
I want to read even more things about it!
Everyone loves what you guys are up too. This type of clever work
and coverage! Keep up the good works guys I’ve added you
guys to my own blogroll.