Miriam Leitão eleita imortal em sucessão a Cacá Diegues na ABL

A eleição da jornalista aconteceu no Petit Trianon, no Rio de Janeiro com 20 votos

A jornalista da TV Globo Miriam Leitão foi eleita para a Academia Brasileira de Letras nesta quarta-feira (30/4). A jornalista vai ocupar a Cadeira nº 7 do Quadro dos Membros Efetivos, vaga aberta com a morte do cineasta Carlos Diegues, do movimento do Cinema Novo.

A votação começou às 16h e foi realizada com urnas eletrônicas no Petit Trianon, na capital fluminense.

Comentarista política da Globo, a mais nova “imortal” vai ocupar a cadeira número 7, cujo patrono é Castro Alves, e que estava ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro.

Miriam é a 12ª mulher eleita para a ABL na história e a segunda na cadeira 7 – Dinah Silveira de Queiroz foi a primeira.

Miriam Leitão  foi eleita com 20 votos e superou Cristovam Buarque, que também  concorria, além de Tom Farias. Nascida em Caratinga (MG), a jornalista de 72 anos é autora de 16 livros, sendo a maior parte sobre a conjuntura e história brasileira, mas também com incursões no universo infantil, na crônica e na ficção. Com uma carreira dedicada à cobertura da vida econômica e política do país, Miriam também se especializou na análise e hoje é colunista do jornal O Globo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *