Lula nomeia Gilberto Waller Júnior para presidir o INSS

Inss está envolvido em fraudes de mais de R$ 6 bilhões em um escândalo envolvendo a intuição por descontos irregulares de aposentados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quarta-feira (30).

O instituto passa por uma grave crise com fraudes que levaram a operação da Polícia Federal no órgão, que desviou ao menos R$6,3 bilhõesdas aposentadorias e outros segurados.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Gilberto Waller ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.

Na Controladoria-Geral da União, ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Atualmente, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia Geral da União.

O governo deve enfrentar nos próximos dia uma CPI que teve pedido protocolado na Câmara dos Deputados.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *