Terremoto de 7.5 e alerta de tsunami no Chile, esvaziam região remota da costa sul

Tremor também atingiu o sul da Argentina

O Chile emitiu um alerta de tsunami após um tremor de magnitude 7.5 na escala Richter, ser registrado no extremo sul do país nesta sexta-feira (2).

Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado às 8h58 (horário local) a 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magallanes.

O forte terremoto sacudiu o extremo sul do Chile, especificamente na região de Magalhães e Antártida Chilena. O epicentro foi localizado a cerca de 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, próximo ao Cabo Horn, a uma profundidade de 10 km.

O tremor também foi sentido na região da Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, e em áreas costeiras da Argentina.

Em resposta ao terremoto, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile (Senapred) emitiu um alerta de tsunami para a região de Magalhães, solicitando a evacuação imediata das áreas costeiras. O presidente chileno, Gabriel Boric, reforçou o pedido de evacuação em sua conta oficial no X (antigo Twitter), enfatizando a importância de seguir as orientações das autoridades.

Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos materiais significativos. As autoridades continuam monitorando a situação e avaliando possíveis impactos adicionais.

O Chile, localizado no Cinturão de Fogo do Pacífico, é uma das regiões mais sísmicas do mundo, com histórico de terremotos significativos. O país possui protocolos rigorosos de resposta a desastres naturais, que estão sendo aplicados nesta situação para garantir a segurança da população.

As autoridades recomendam que os moradores das áreas afetadas permaneçam atentos às atualizações oficiais e sigam todas as instruções de segurança.

to erremoto que atingiu o extremo sul do Chile na manhã desta sexta-feira, 2 de maio de 2025, também foi sentido na Argentina, especialmente na região da Terra do Fogo. O epicentro do sismo foi localizado a aproximadamente 219 quilômetros ao sul de Ushuaia, capital da província argentina da Terra do Fogo, e a cerca de 335 quilômetros ao sul de Río Grande, outra cidade importante da região.

Embora o epicentro tenha ocorrido em águas chilenas, o tremor foi percebido em diversas áreas do sul da Argentina. Em Ushuaia, por exemplo, as autoridades locais adotaram medidas preventivas, incluindo evacuações em áreas costeiras, devido à ameaça de tsunami.

Puerto Williams, que roubou a posição de Ushuaia, como a cidade localizada mais ao extremo sul, uma vizinha da argentina Terra do Fogo, teve seus moradores evacuados na gelada manhã da cidade às margens do Estreito de Beagle


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *