INSS poupa entidades ligada a irmão de Lula e a de fundador do PT em Pernambuco

Processos de responsabilização do INSS contra 12 entidades da farra dos descontos também não incluem entidade ligada à ex-ministro de Bolsonaro

A investigação aberta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre 12 associações envolvidas no esquema bilionário de fraudes contra aposentados em todo o país não incluiu entidades com vínculos políticos que também são alvo de investigação da Polícia Federal. Elas foram as instituições que mais arrecadaram com descontos de mensalidade sobre aposentadorias e ampliaram de forma expressiva e suspeita, os seus faturamentos nos últimos anos.

O INSS não abriu investigação contra o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente. Ela foi a terceira que mais arrecadou com descontos, entre 2019 e 2024, e teve salto de faturamento de R$ 100 milhões em três anos, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

Contag também foi poupada. Ela acumulou R$ 2 bilhões, entre 2019 e 2024, com descontos de aposentadorias, segundo a CGU. A entidade é presidida por Aristides Veras Santos, fundador do PT em Pernambuco, e irmão do deputado federal Carlos Veras (PT-PE).

A outra é a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), que aumentou o valor descontado de aposentados em 57.000%, entre 2019 e 2023, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU). A entidade tem ligação com o ex-ministro da Previdência de Jair Bolsonaro (PL), José Carlos Oliveira (PSD), e é a segunda no ranking geral de faturamento.

As três entidades ficaram fora da lista de 12 entidades contra as quais o INSS abriu, na segunda-feira (5), processos administrativos de responsabilização por indícios de fraude nas filiações de aposentados que tiveram mensalidades descontadas de seus benefícios.

Nessa terça-feira (6), a CGU chamou para si, a condução dos procedimentos, dizendo que é preciso “garantir a uniformidade, harmonia e coesão” das apurações.

O INSS não informou por qual motivo, justamente as que mais deram prejuízo aos aposentados e pensionistas e ao próprio INSS ficaram fora da lista.

Um dado que chama a atenção para a entidade que mais faturou em cima do bolso dos trabalhadores é que a Contag, tem à sua frente Aristides, político de carreira que ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1987, e disputou a prefeitura em 1988. Foi vereador pelo PT, exercendo dois mandatos, de 1997 a 2004; e vice-prefeito de Tabira, de 2004 a 2008.

Aristides, Lula e Alkim em Brasília

No Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Aristides Santos ingressou em 1985. Em 1987, com apenas 23 anos, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tabira. Exerceu três mandatos na Presidência do Sindicato nos períodos de 1987 a 1990 e de 1995 a 2001. Foi vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT de Pernambuco, no período de 1990 a 1995.


Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *