Rolls-Royce (RR.L) disse que começará a testar este ano um protótipo de seu motor UltraFan, o maior turbofan do mundo, projetado para ser até 25% mais eficiente do que seus motores Trent de primeira geração.
O demonstrador tem um diâmetro de ventoinha de 140 polegadas, o maior tamanho viável para o setor de aeronaves widebody, disse o engenheiro-chefe da UltraFan, Andrew Geer, a repórteres na sede da Rolls em Derby, centro da Inglaterra, antes do Farnborough International Airshow, que começa na segunda-feira.
A tecnologia pode ser reduzida para outros programas, acrescentou ele, incluindo qualquer retorno da empresa britânica ao mercado de aviões de fuselagem estreita.
Isso provavelmente levará anos, no entanto, já que o UltraFan será “colocado no gelo” após o término dos testes, sem mais investimentos até que a Boeing ou a Airbus lancem um novo programa de aeronaves, disse o executivo-chefe Warren East ao Financial Times no ano passado.
Geer disse que o UltraFan era uma plataforma para uma variedade de tecnologias em vez de um único motor, e muitas de suas inovações podem ser usadas nos programas existentes da Rolls.
Por exemplo, tem pás de ventilador de titânio de carbono em vez das pás ocas de titânio em Trents existentes e uma caixa de câmbio de 64 megawatts.
Ele disse que o primeiro teste também usaria combustível de aviação 100% sustentável da Air BP – derivado de fontes como óleos vegetais em vez de combustíveis fósseis.
Chris Cholerton, presidente da aeroespacial civil, disse: “O conjunto de tecnologias que estamos testando no demonstrador criará oportunidades para fazer melhorias em nossa frota atual e fornecer novas capacidades para futuros sistemas de propulsão”.
Além de trabalhar para melhorar a eficiência das turbinas a gás, a Rolls está trabalhando em tecnologias emergentes de hidrogênio e eletricidade híbrida para alimentar aeronaves regionais e de passageiros.
Ele disse que estava planejando testes de sonda e motor para provar que o hidrogênio poderia fornecer energia com segurança e eficiência para aeronaves de pequeno e médio porte a partir de meados da década de 2030.
O primeiro usará hidrogênio líquido para alimentar um motor AE2100 este ano, disse, com um teste de motor Pearl 15 a seguir em uma data não especificada.