Ibaneis Rocha destaca protagonismo do Distrito Federal em saneamento

Durante a abertura do 33° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizada nesta segunda-feira (26), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o protagonismo de Brasília nas políticas de saneamento básico e sustentabilidade. “O Distrito Federal é exemplo para o Brasil: hoje atendemos 99% da população com água potável e 96% com coleta de resíduos, o que nos coloca em vantagem em relação a outras unidades da Federação”, afirmou.

Ibaneis também anunciou investimentos de R$ 3,2 milhões até 2029 para garantir o fornecimento de água de qualidade pelos próximos 50 anos. Em sua fala, deu destaque ao projeto pioneiro de saneamento integrado na comunidade de Santa Luzia, que será, segundo ele, referência nacional. “Esse será um exemplo para todo o país, mostrando que é possível transformar a realidade das comunidades mais carentes com planejamento e responsabilidade”, completou, reforçando a importância do saneamento na promoção da saúde e da qualidade de vida.

O governador citou ainda ações integradas no DF, como os projetos de regularização e implantação de infraestrutura nas regiões de Mauá e Sol Nascente. “Esse é um projeto que tenho certeza que será exemplo para muitas cidades do Brasil, mostrando como a ação conjunta pode transformar a vida das populações mais carentes”, destacou.

O congresso, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até 28 de maio, reúne autoridades, especialistas e acadêmicos para debater soluções inovadoras para os desafios do setor. O painel de abertura, com o tema “Saneamento para quem não tem: Inovar para universalizar”, contou também com a participação de Rolando Chamy Maggi, presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), e Márcio Leão Coelho, diretor do Departamento de Repasses e Financiamento da Secretaria Nacional de Saneamento (SNSA), sob mediação de Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES. Ao todo, o evento contará com mais de 50 painéis e a apresentação de cerca de 1.800 trabalhos técnico-científicos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *