Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia baleado em discurso

Senador de oposição ao governo era considerado um dos candidatos favoritos para eleição

Morreu nesta segunda-feira (11) o senador Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia. Ele estava internado desde o último dia 7 de junho, quando foi baleado na cabeça durante comício em Bogotá, capital do país.

A morte foi anunciada por sua esposa, Maria Claudia Tarazona, e confirmada pelo hospital onde ele estava internado.

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín. Além da esposa, Miguel Uribe deixa um filho.

O atirador seria um jovem de 15 anos, contratado para realizar o assassinato de Uribe. Após efetuar o disparo a poucos metros do candidato, ele foi perseguido pelos seguranças do senador e ferido na perna.

Sem conseguir fugir, foi capturado pela polícia e levado à Clínica Colômbia para tratamento.

O adolescente utilizou uma Glock, um tipo de pistola semiautomática que permite disparar vários tiros em um tempo muito curto.

O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, marcadas para março de 2026.

O político estava com o estado de saúde crítico. Em boletim médico divulgado no último sábado (9), pela Fundação Santa Fé de Bogotá, hospital onde estava internado, as informações eram de piora no quadro de saúde devido a uma hemorragia no sistema nervoso central.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, exigiu justiça após a confirmação da morte de Uribe. “Os Estados Unidos se solidarizam com sua família e com o povo colombiano, tanto no luto quanto na exigência de justiça contra os responsáveis”, escreveu Rubio no X.

Miguel Uribe Turbay era senador e pré-candidato à presidência da Colômbia. Uribe foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022.

Miguel Uribe é filho de Diana Turbay, que foi sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes que trabalhavam para Pablo Escobar, quando Uribe tinha apenas cinco anos. O caso foi retratado no livro “Notícias de um Sequestro”, do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, que foi laureado pelo Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.

Miguel faz parte do partido de direita Centro Democrático, liderado por Álvaro Uribe. Apesar do sobrenome semelhante, os dois políticos não possuem laços familiares.

O atentado chocou o país e mobilizou ampla operação de investigação. Até o momento, cinco pessoas foram presas por suposta participação no crime, incluindo o atirador, um adolescente de 15 anos.

No início de julho, foi capturado Elder José Arteaga Hernández, conhecido como “El Costeño”, apontado pelas autoridades como peça-chave na logística do ataque e elo para chegar aos autores intelectuais.

A motivação do atentado ainda não foi esclarecida. Filiado ao partido de direita Centro Democrático, Uribe era uma das principais vozes da oposição na Colômbia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *