Autódromo de Brasília será reinaugurado com etapa da Stock Car e entrada franca

Após 11 anos de inatividade, o circuito Nelson Piquet volta a receber competições no dia 30 de novembro; governador Ibaneis Rocha anuncia grande festa de reabertura

Foto: Agência Brasília

reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília já tem data marcada: 30 de novembro, com a realização de uma etapa da Stock Car Pro Series. O retorno das atividades do circuito Nelson Piquet, após 11 anos de desativação, marca um novo capítulo para o automobilismo na capital federal. O evento terá entrada franca, segundo anúncio do Governo do Distrito Federal (GDF).

A confirmação ocorreu após reunião entre o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o presidente da Stock Car, Lincoln Bortoleto, e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. O banco é responsável pela gestão do autódromo e um dos principais patrocinadores da categoria.

“A reabertura do autódromo é um marco para Brasília e vai movimentar novos eventos, empregos, renda para comerciantes, além de impulsionar o turismo e o lazer na capital”, destacou o secretário Cristiano Araújo.

O GDF adiantou que a programação do dia 30 também incluirá shows musicais, com apresentações que relembram a tradicional Micarê Candanga, além da corrida principal da Stock Car.

Padrão internacional e capacidade para 100 mil pessoas

Com 5.384 metros de extensão, o Autódromo Internacional de Brasília volta a operar com padrões internacionais de segurança e desempenho. O circuito conta com 16 curvas, sendo nove à direita e sete à esquerda, três retas principais — a maior com 803 metros — e largura de pista que varia de 14 a 15 metros, garantindo ultrapassagens emocionantes e provas de alto nível técnico.

A estrutura inclui 40 boxestorre de controlesalas de imprensacamarotes e áreas VIPs, somando mais de 15 mil m² de infraestrutura. A capacidade total é de até 100 mil pessoas. O projeto técnico foi desenvolvido pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Obras em fase final e expectativa de retomada de eventos

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), as obras de pavimentação, terraplanagem e consultoria técnica estão concluídas, e os serviços de drenagem, barreiras de pneus e áreas de escape já atingem mais de 85% de execução. Os trabalhos finais se concentram em paisagismo, sinalização e troca dos alambrados.

A expectativa é de que o espaço volte a integrar o calendário nacional e internacional do automobilismo, recebendo também provas de motovelocidade e eventos culturais.


2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *