Os Estados Unidos anunciaram oficialmente nesta terça-feira (28), que realizaram ataques contra quatro embarcações no Oceano Pacífico, envolvidas no tráfico internacional de narcóticos.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, confirmou que as operações provocaram a morte de 14 pessoas e deixaram uma sobrevivente, que foi resgatada em coordenação com autoridades mexicanas. Os ataques, autorizados pelo presidente Donald Trump, ocorreram em águas internacionais e tiveram como alvo embarcações monitoradas pela inteligência norte-americana, todas operadas, segundo o Pentágono, por “Organizações Terroristas Designadas” ligadas ao narcotráfico.
Os ataques dos Estados Unidos ocorreram em águas internacionais do Oceano Pacífico, próximos à costa da Colômbia e da Venezuela na América do Sul.
O anúncio eleva o total de ofensivas americanas desse tipo para 14 desde setembro, com saldo acumulado de 57 mortos. Nenhum militar americano ficou ferido nas ações.
O Pentágono reiterou que continuará tratando esses grupos como ameaças de alto nível, comparando-os em letalidade à Al-Qaeda e utilizando linguagem que reforça o endurecimento da estratégia militar americana contra o tráfico internacional.
Assista aos ataques:



