PL e Novo Cancelam Almoço com Indicado ao STF Jorge Messias

Lideranças de direita indicaram que não participariam caso indicado do presidente Lula ao STF comparecesse

O bloco parlamentar “Vanguarda”, formado por 16 senadores do PL e do Partido Novo, cancelou um almoço previsto para esta terça-feira (2) com Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU) e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O encontro, que ocorre semanalmente às terças-feiras no Senado, foi articulado pela senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), como parte dos esforços de Messias para conquistar apoio na oposição.

Articulação e Resistência Interna

Membros do PL reagiram com irritação à iniciativa de Eudócia Caldas, ameaçando esvaziar o evento e pressionando pelo cancelamento, argumentando que Messias deveria buscar votos na base governista, não na oposição.

O líder da oposição no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), reforçou essa posição ao declarar que “ele tem que buscar voto na base do governo. Não tem que perder tempo com a oposição”.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), único representante do Novo na Casa, confirmou o cancelamento e indicou não comparecer.

Contexto da Família Caldas e Esforços de Messias

A senadora Eudócia Caldas mantém proximidade com o governo Lula, o que facilitou a indicação de sua tia, Marluce Caldas, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) neste ano, em meio a negociações para que João Henrique Caldas migrasse para um partido aliado.

Antes do almoço cancelado, Messias reuniu-se na segunda-feira (1º) com o senador Izalci Lucas (PL-DF), prometendo atuar de forma independente no STF.

O indicado tem intensificado diálogos com senadores de oposição e centro para reverter resistências, com sabatina marcada para 10 de dezembro pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *