CPMI do INSS aprova convocação de dono do Banco Master

Banco de Daniel Vorcaro é um dos campeões com reclamação referentes ao crédito consignado

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/12), de forma unânime o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Um dos requerimentos de convocação de Vorcaro havia sido apresentado pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL). O banco está entre os campeões com reclamações referentes a crédito consignado.


Farra do INSS

  • A chamada “farra no INSS” veio à tona em dezembro de 2023 após séries de reportagens do Metrópoles, que mostraram o aumento explosivo das arrecadações de associações com descontos indevidos aplicados a aposentados — chegando a R$ 2 bilhões em um ano.
  • As entidades respondiam a milhares de processos por filiações fraudulentas.
  • As revelações levaram à abertura de inquérito da Polícia Federal e abasteceram investigações da Controladoria-Geral da União (CGU).
  • A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, resultou na demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. No total, 38 reportagens do portal foram citadas pela PF na representação que deu origem à operação.

Vorcaro foi preso na Operação Compliance Zero, que apura suposta fraude bilionária de carteiras de crédito negociadas pelo Banco Master. Ficou preso por 12 dias, mas foi solto por decisão da Justiça de Brasília, com o uso de tornozeleira eletrônica.

Na quarta-feira (3/12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli puxou o caso para a Corte, por causa do suposto envolvimento de pessoas com foro privilegiado no caso e decregou sigiloabsoluto nas investigações e ainda suspendeu operações da PF sobre o caso.

k


2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *