Implosão do Torre Palace: carcaça de hotel de luxo vai ao chão no centro de Brasília; veja VÍDEOS

Hotel com vista para o Eixo Monumental fechou em 2013 e virou ponto de drogas e ocupação irregular. Operação usou 165 kg de explosivo e durou cinco segundos.

Uma implosão programada na manhã deste domingo (25) derrubou o Hotel Torre Palace, primeiro estabelecimento de luxo da história de Brasília, após décadas de glória, seguidas de uma década de abandono e disputas judiciais.

O hotel, antes glamuroso, tinha se convertido em uma carcaça com estruturas à mostra e sem móveis. Por anos, foi ocupado irregularmente por usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Atualmente estava isolado.

Fechado desde 2013, o espaço foi adquirido por um grupo econômico do ramo hoteleiro. A demolição chegou a ser marcada para dezembro do ano passado, mas foi adiada após uma recomendação do Exército.

Meia hora antes da demolição, antes das 9h30, um alerta “intrusivo” da Defesa Civil soou nos celulares que estavam próximos à área central de Brasília – com direito a sirene.

“Defesa Civil: ALERTA DE COLAPSO DE EDIFICAÇÃO – IMPLOSÃO DO TORRE PALACE HOTEL, se mantenha fora da zona de exclusão até a liberação pela Defesa Civil do DF”, dizia o aviso.

Assista a implosão:

Foram utilizados cerca de 165 kg de explosivos para derrubar a estrutura do prédio. O material foi instalado nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600 metros perfurados nos pilares.

Um forte esquema também foi elaborado para manter em segurança a população do entorno do hotel e aqueles que assistiram à operação, que teve início às 6h, com a chegada e o posicionamento das equipes, além da instalação do Posto de Comando.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *