Incidente aconteceu na praia Del Chifre, na tarde desta quinta-feira e jovem foi levado chegou sem vida ao hospital
Morreu um adolescente mordido por um tubarão, na tarde desta quinta-feira (29), na praia Del Chifre, em Olinda. A vítima é um adolescente de 13 anos, identificado como Deivson Rocha Dantas.
O menino foi levado para o Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo, na mesma cidade, mas já chegou sem vida ao hospital.
Segundo o médico Levy Dalton, clínico geral que atendeu o garoto, a vítima já chegou morta ao hospital, provavelmente por perder muito sangue.
“Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. E isso foi o quadro que fez o levar a um quadro de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida”, declarou.

De acordo com testemunhas e vídeos compartilhados nas redes sociais, o adolescente estava brincando na água com amigos quando foi mordido. A boca do tubarão atingiu as nádegas e a coxa direita.
Banhistas socorreram o menino e o levaram para o hospital em um carro particular. “Fizemos todas as medidas possíveis de acordo com o suporte avançado de vida. Mas, infelizmente, não conseguimos reanimá-lo”, afirmou o médico Levy Dalton.
A Praia Del Chifre conta com quatro placas com avisos sobre tubarões, de acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). Deivson Rocha Dantas tornou-se a a quinta vítima morta após ataque de tubarão na praia em duas décadas. O primeiro caso é de junho de 2006, segundo monitoramento do Cemit.
A praia fica no bairro de Santa Tereza, perto da divisa entre Olinda e Recife. Diferente de outras praias da região, ela não tem barreiras naturais de proteção, o que favorece a formação de correntes de retorno.
A praia é imprópria para banho na grande parte do ano Opor conta dos altos índices de poluição, contaminação das águas e presença de tubarões.
Desde 1992, Pernambuco registrou 82 ataques de tubarão, sendo 67 no Grande Recife e 14 na ilha de Fernando de Noronha, incluindo o caso desta quinta (29).
O caso mais recente aconteceu no dia 9 de janeiro, em Fernando de Noronha, onde a turista Dayane Dalezen, de 36 anos, foi mordida na perna por um tubarão-lixa. Após o ocorrido, ela foi atendida no hospital da ilha e liberada. O ferimento foi considerado sem gravidade.
Depois desse episódio, o governo do estado anunciou o lançamento de um edital para retomar, após 11 anos, o monitoramento de tubarões no litoral do estado. O projeto acompanha, com uso de microchips, o comportamento dos animais e os locais por onde eles circulam para evitar novos ataques.



