Fies 2026: Inscrições Encerram Hoje e Definem Acesso de Milhares à Graduação

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 se encerram nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, abrindo portas para 67.301 vagas em instituições privadas de ensino superior.

O programa do Ministério da Educação (MEC) financia cursos de graduação para estudantes de baixa renda, utilizando notas do Enem a partir de 2010. Candidatos têm até o fim do dia para se inscreverem gratuitamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Requisitos para Participar

Podem se inscrever quem tiver média aritmética nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação, e renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.863). Prioridade vai para quem nunca usou o Fies ou quitou financiamentos anteriores, sem graduação concluída. Há reserva de 50% das vagas para o Fies Social, com financiamento de até 100% para renda per capita de até meio salário mínimo e CadÚnico ativo.

Cronograma Completo

O resultado da chamada única sai em 19 de fevereiro, com complementação de inscrição de 20 a 24 de fevereiro. Lista de espera rola de 26 de fevereiro a 10 de abril para vagas remanescentes. Pré-selecionados validam dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e formalizam contrato no banco em até 10 dias após validação.

Vagas e Modalidades

Ao todo, o Fies 2026 oferece mais de 112 mil vagas, com 67.301 no 1º semestre e 44.867 no 2º. Classificação segue notas do Enem em ordem decrescente, por curso, turno e instituição escolhidos. Pessoas com deficiência comprovam por laudo médico com CID.

A inscrição gratuita deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com login na plataforma Gov.br. É preciso também informar um e-mail pessoal válido.

O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o fim do prazo de inscrição. O MEC esclarece que a pré-seleção será para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior.

Ao fazer sua inscrição no processo seletivo do Fies do primeiro semestre de 2026, o candidato deverá obrigatoriamente informar seu perfil (etnia/cor, se é ou não quilombola, se é ou não pessoa com deficiência, se concluiu ou não o ensino superior).

O Fies foi criado em 2001, para dar o acesso ao ensino superior privado com avaliação positiva no Sinaes. Milhares de estudantes dependem dessa janela final para garantir financiamento e ingressar na universidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *