Prédios residenciais foram destruídos em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia
Com informações da Reuters
Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 49 foram hospitalizadas, incluindo seis crianças, após um bombardeio na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, disse o governador da região hoje (9).
O governador Oleksandr Starukh informou que um prédio de nove andares ficou parcialmente destruído enquanto outros cinco prédios residenciais foram totalmente arrasados em 12 ataques com mísseis russos. Starukh afirmou ainda que muitos outros imóveis foram danificados.
Pode haver mais pessoas sob os escombros”, disse Starukh no aplicativo de mensagens Telegram. “Uma operação de resgate está em andamento no local. Oito pessoas já foram resgatadas”, completou o governador.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou o número de vítimas e prometeu que aqueles que ordenaram os ataques serão responsabilizados.
Antes dos pronunciamentos de Staruk e de Zelensky, as Forças Armadas da Ucrânia haviam anunciado que dezenas de pessoas foram mortas ou feridas em em bombardeios noturnos na cidade de Zaporizhzhia. “As informações sobre as vítimas estão sendo confirmadas, mas já se sabe sobre dezenas de mortos ou feridos”, disse o comando central militar horas antes.
Mais cedo, o oficial local Anatoliy Kurtev informou que pelo menos 17 pessoas haviam sido mortas após os bombardeios. A agência Reuters, que noticiou os ataques, afirmou que não pôde verificar o relatório de forma independente.
A cidade fica a cerca de 125 km (80 milhas) da usina nuclear de Zaporizhzhia. Kiev e Moscou culparam-se pelo bombardeio na instalação operada pela Ucrânia, que danificou prédios e ameaça um acidente nuclear catastrófico.