Latam anuncia saída de recuperação judicial nos EUA

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Cerca de US$ 11 bilhões em dívidas foram reduzidos para US$ 7 bilhões, agora.

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O processo de reorganização tinha começado em maio de 2020 e visava reduzir a dívida e prover acesso a novas fontes de financiamento para a empresa aérea9

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O grupo LATAM anunciou nesta quinta-feira que concluiu com sucesso o seu processo de reorganização nos Estados Unidos (Chapter 11), iniciado em maio de 2020 para reduzir a sua dívida e acessar novas fontes de financiamento.

Com uma dívida de aproximadamente US$ 3,6 bilhões, a menor em seu balanço patrimonial (redução de 35% em relação ao período anterior ao processo) e o apoio dos principais atuais e novos acionistas, a Latam disse estar preparada para reafirmar sua liderança na América Latina de maneira sustentável.

“Hoje é um marco importante para a Latam. Estamos satisfeitos por concluir uma transformação significativa e sair do nosso processo de reorganização com uma posição financeira fortalecida e um compromisso renovado com a excelência operacional”, afirma Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group, em nota.

A empresa tem liquidez de mais de US$ 2,2 bilhões no momento, apesar das dívidas.

A malha aérea da Latam hoje conta com operações afiliadas em cinco mercados domésticos da região (Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), além de operações internacionais na América Latina, Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania e, em breve, África (LATAM Brasil retomará a rota São Paulo – Joanesburgo em meados de 2023).

O grupo Latam alcançou uma malha aérea de 144 destinos em 22 países em outubro e prevê recuperar mais de 85% da sua capacidade global até o fim de 2022 na comparação com 2019. Entre 2021 e 2022, o grupo adicionou 10 novos destinos no Brasil e planeja operar 36 novas rotas até 2023.

O grupo ainda tem dobrado sua aposta no setor de carga via a Latam Cargo. O plano é aumentar a frota destinada ao segmento de 11 aeronaves Boeing 767-300F em 2019 para um total de 20 aeronaves Boeing 767-300F em 2024. No lado de passageiros, a Latam firmou acordos com a Airbus para adquirir até 2029 um total de 87 aeronaves da família A320neo.

Recentemente, o grupo Latam implementou uma joint venture com a Delta que permite que os passageiros acessem mais de 300 destinos entre Estados Unidos/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai). Alvo foi questionado sobre essa joint venture e reforçou que todas as autorizações necessárias já foram recebidas e que, em breve, o grupo terá novidades.

No próximo dia 15 de novembro será realizada uma assembleia geral extraordinária para renovar o conselho de administração do Latam Airlines Group. No total, o grupo de acionistas (a família Cueto, Delta e Qatar Airways) poderá nomear quatro conselheiros, sendo outros cinco pelos credores. Até a data da assembleia as indicações vão ser enviadas pelos acionistas, ao passo que serão divulgadas pela Latam.

A nova Latam terá uma estrutura acionária distinta. Os atuais acionistas principais (a família Cueto, Delta e Qatar Airways) sairão de algo como 47% do capital da empresa para 27%. Os credores vão ter aproximadamente 66% da posição acionária, sendo os fundos Sixth Street, Strategic Value Partners e Sculptor Capital os de maior representatividade. O remanescente vai ficar na mão de minoritários.

A família Amaro, fundadora da TAM, empresa que se uniu à chilena LAN para criar a Latam há mais de uma década, optou por vender seus direitos e ações na holding há alguns meses, segundo fontes.

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Alvo disse também que, a partir desta quinta-feira (3), todas as filiais do grupo estão oficialmente fora do processo de recuperação judicial (chapter 11) nos Estados Unidos.

“É uma vitória depois de um processo que durou cerca de 30 meses. Ele veio em um momento muito difícil para a indústria aérea. Operávamos cerca de 1,2 mil voos diários e passamos a operar quase zero (por causa da pandemia)”, disse, em entrevista na noite desta quinta-feira.

A aérea iniciou o processo de recuperação judicial em maio de 2020, ao passo que a filial brasileira foi inserida no processo alguns meses depois. Segundo o executivo, o grupo tem apenas algumas pendências de documentos a serem entregues à Justiça dos Estados Unidos, mas trata-se apenas de uma formalidade.

Atualmente, o grupo recuperou cerca de 75% da sua oferta do pré-pandemia globalmente. A aposta, segundo Alvo, é retomar 85% até o final deste ano. No mercado brasileiro o grupo está perto da retomada total, enquanto na Colômbia e Equador a operação já supera, hoje, o pré-pandemia.

Alvo destacou que a aérea terá uma situação financeira mais favorável. Quando iniciou o processo de chapter 11, o grupo tinha cerca de US$ 11 bilhões em dívidas, número que foi para US$ 7 bilhões, agora.

O executivo ressaltou que a nova divisão acionária ainda está em elaboração, uma vez que ela depende da decisão dos acionistas e credores de converter os bônus em ações — processo a ser concluído nos próximos 60 dias.

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