Com informações do Brazil Journal.
A direção da 3R Petroleum (RRRP3) pretende indicar Roberto Castello Branco, ex-CEO da Petrobras, para o posto presidente do conselho da petroleira privada. Castello Branco está sendo indicado para suceder Paulo Mendonça, um dos fundadores da 3R Petroleum.
No mês passado, a gestora de private equity Starbord reduziu sua posição na 3R de 21% para 11% e abriu caminho para que a Gerdau se tornasse a acionista de referência da petroleira.
A Gerdau detém atualmente 20% do capital da 3R Petroleum.
Roberto Castello Branco na Petrobras
A primeira passagem do economista Roberto Castello Branco pela Petrobras se deu durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (2015-16), mas na condição de membro do conselho de administração. Ele regressou à Petrobras nos primeiros dias de 2019, conduzido ao posto de CEO pelo presidente Jair Bolsonaro. Foi o primeiro e mais longevo presidente da Petrobras sob Bolsonaro.
Depois de promover uma série de vendas de campos maduros para empresas privadas – entre elas a 3R Petroleum – e de entregar o melhor resultado trimestral da história da Petrobras até aquele momento, Castello Branco caiu no início do ano passado depois de um ajuste nos preços dos combustíveis.
Acabou sucedido pelo general Joaquim Silva e Luna, que esta semana perdeu o posto para Adriano Pires – também depois de um forte ajuste nos preços dos combustíveis pela Petrobras.
Além da indicação de Castello Branco para a posição de presidente do conselho, a 3R Petroleum também pretende contar com Harley Scardoelli, ex-CFO da Gerdau, em seu conselho.
As indicações ainda não foram formalizadas, mas precisarão ser aprovadas na próxima assembleia geral da acionistas, prevista para o fim de abril.