Rússia suspende participação no tratado nuclear com os EUA

PREPARE-SE: VEM AÍ O MELHOR EVENTO PARA INVESTIDORES DO SETOR DE ESPORTES E TURISMO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. RESERVE SEU ESPAÇO E GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO k

Vladimir Putin, fez discurso anual à Assembleia Federal em Moscou, Rússia, 21 de fevereiro de 2023

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Texto original da Reuters

O presidente Vladimir Putin disse nesta terça-feira que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado com os Estados Unidos, que limita os arsenais nucleares estratégicos dos dois lados.

Putin enfatizou que a Rússia não estava se retirando do tratado, mas a suspensão põe em perigo, ainda mais, o último pilar remanescente do controle de armas entre os Estados Unidos e a Rússia, que juntos detêm quase 90% das ogivas nucleares do mundo – o suficiente para destruir o planeta muitas vezes.

“A esse respeito, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares no final de um importante discurso no Parlamento, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia.

Putin disse que a empresa russa de energia nuclear Rosatom também deve garantir a prontidão do país para testar uma arma nuclear, se necessário.

“Claro, não seremos os primeiros a fazer isso. Mas se os Estados Unidos testarem, faremos”, disse ele. “Ninguém deve ter ilusões perigosas de que a paridade estratégica global pode ser destruída.”

O novo START foi assinado em Praga em 2010, entrou em vigor no ano seguinte e foi prorrogado em 2021 por mais cinco anos logo após a posse do presidente dos EUA, Joe Biden.

Ele limita o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar e a implantação de mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos para lançá-los.

A Rússia tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, com cerca de 6.000 ogivas, dizem os especialistas.

Analistas disseram que a medida da Rússia significa que se tornará mais difícil verificar o cumprimento contínuo do tratado.

“A suspensão do tratado não é o mesmo que deixar o tratado, presumo que não haverá acúmulo russo acima dos limites do tratado”, disse Andrey Baklitskiy, do Instituto de Pesquisa de Desarmamento da ONU, no Twitter.

“Mas haverá muito menos oportunidades para verificar isso (apenas meios técnicos nacionais), então o cumprimento será contestado”, acrescentou.

Em seu discurso, Putin disse, sem fornecer provas, que o Ocidente estava diretamente envolvido nos ataques ucranianos a bases de bombardeiros estratégicos russos no território russo.

“Há uma semana, assinei um decreto para colocar novos sistemas estratégicos terrestres em serviço de combate. Eles também vão meter o nariz nisso ou o quê? E acham que tudo é tão simples? O que vamos deixar eles lá dentro assim?”

Putin disse que os membros da Otan, França e Grã-Bretanha, também têm armas nucleares apontadas para a Rússia que devem ser levadas em consideração.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ
SAÚDE INTEGRAL E HUMANIZADA
ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *