Cientistas descobrem na Amazônia, urbanismo sofisticado anterior a chegada de espanhóis e portugueses

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Achado, inédito, sugere que o oeste da região amazônica não era tão pouco habitado antes da chegada dos colonizadores como se pensava.

A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (25) pela revista Nature.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.
A cobertura do Lidar é marcada pelas áreas cinzentas (A–F).  Triângulos pretos representam locais de assentamento da cultura Casarabe 
A camada topográfica é baseada em dados TanDEM-X DEM 12 m.

Segundo imagens obtidas com o método lidar, a área de cultura Casarabe, até onde é conhecida hoje, tem aproximadamente 4.500 km 2 , com um dos grandes assentamentos controlando uma área de aproximadamente 500 km 2

Imagem feita com a tecnologia lidar de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca. — Foto: H. Prümers / DAI via Nature

A arquitetura cívico-cerimonial desses grandes locais de assentamento inclui plataformas escalonadas, sobre as quais se encontram estruturas em forma de U, montículos de plataforma retangulares e pirâmides cônicas (com até 22 m de altura). 

Os grandes locais de assentamento são cercados por bancos poligonais concêntricos classificados e representam nós centrais que estão conectados a locais de classificação mais baixa por calçadas retas e elevadas que se estendem por vários quilômetros.

 Infraestrutura maciça de gestão de água, composta por canais e reservatórios, completa o sistema de assentamento em uma paisagem antropogenicamente modificada. 

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ
Capturas de tela de uma animação 3D de um dos assentamentos grandes encontrados pelos cientistas, o Cotoca. — Foto: H. Prümers / DAI via Nature

“Nossos resultados indicam que o padrão de assentamento da cultura Casarabe representa um tipo de urbanismo tropical de baixa densidade que não foi descrito anteriormente na Amazônia”, dizem os pesquisadores.

Para encontrar os novos assentamentos, os cientistas usaram a tecnologia chamada “lidar“, um mapeamento a laser aéreo que funciona disparando feixes infravermelhos de um avião, helicóptero ou drone em direção à superfície e capturando os sinais refletidos.

O método permitiu que eles “removessem”, virtualmente, a vegetação densa da região, para visualizar a terra e a arqueologia abaixo das árvores.

Os locais foram descritos pelos cientistas como “assentamentos urbanos de baixa densidade”. Ao todo, os pesquisadores encontraram dois grandes assentamentos e mais 24 menores. Dos 26, 11 ainda não eram conhecidos.

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

4 comentários

  1. I’ve been surfing on-line more than 3 hours these days, but I never discovered any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made just right content as you probably did, the net will likely be much more helpful than ever before!

  2. Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m
    trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

    If you know of any please share. Thank you! I saw similar
    article here: Best escape rooms

  3. Hi! Do you know if they make any plugins to help
    with SEO? I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good results. If you know of any please
    share. Thank you! You can read similar art here: Scrapebox AA List

  4. You’re in point of fact a just right webmaster. This web site loading velocity is incredible.
    It kind of feels that you are doing any unique trick.

    Also, the contents are masterpiece. you’ve performed a wonderful task
    in this topic! Similar here: sklep online and also
    here: Tani sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *