Veja como será novo modelo da Carteira Nacional de habilitação.
O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido nesta quarta-feira (1°).
A determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.
O documento tem tradução em três idiomas e poderá ser substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.
Segundo a resolução do Contran, a troca para o novo modelo não precisa ser feita pelos condutores imediatamente.
A substituição deverá ocorrer à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via, ou seja, a sua carteira vale até o dia que terminar a validade descrita no sei documento atual.
A nova CNH terá elementos gráficos para evitar falsificação e fraudes. Além disso, a primeira coluna terá a categoria da habilitação, seguida por uma figura do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo, além de informações sobre exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
O documento também mostra se o motorista tem apenas permissão para dirigir provisoriamente, por meio da letra “P”, ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra “D“.
A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista e terá tradução em português, inglês e espanhol.
.