
O New York Times publicou uma reportagem especial neste domingo (12) dizendo que o presidente Jair Bolsonaro tem apoio dos militares para tentar promover um golpe de estado no Brasil de acordo com os resultados das próximas eleições.

A matéria assinada por Jack Nickas destaca as críticas do presidente ao sistema de votação, que passaram a ser reproduzidas também pelas Fórças Armadas. “O presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, está há meses atrás de forma consistente nas pesquisas antes da crucial corrida presidencial do país. E por meses, ele questionou consistentemente o sistema de votação, alertando que, se perder a eleição de outubro, provavelmente será graças a um voto roubado”, disse o jornalista.
“Os líderes das Forças Armadas do Brasil de repente começaram a levantar dúvidas semelhantes sobre a integridade das eleições, apesar de poucas evidências de fraudes anteriores, aumentando as já altas tensões sobre a estabilidade da maior democracia da América Latina e sacudindo uma nação que sofria sob uma ditadura militar de 1964 a 1985”, prossegue.
Nickas ainda lembrou da confusão ocorrida no Capitólio dos EUA, mostrando que a transferências de poder já não são mais pacíficas e que em seu país só ocorreu graças ao cumprimento da Constituição pelos militares e polícia, o que pode não ocorrer aqui no Brasil.
A reportagem do New York Times ainda traz a preocupação de algumas autoridades norte-americanas em relação ao meio milhão de policiais de todo o Brasil pois, segundo o jornalista, seriam menos profissionais e apoiam mais Bolsonaro do que os militares.
