Em vitória de Bolsonaro, Câmara muda cálculo do ICMS e dificulta compensação aos Estados

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

A Câmara dos Deputados retirou do projeto que reduz o ICMS a fórmula criada pelo Senado para compensar as perdas estaduais de receita com a queda do imposto. A mudança faz com que o gatilho para a compensação seja mais difícil de ser acionado.

O texto aprovado nesta 4ª feira (15) limita a alíquota do ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo a 17%.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

Atualmente, em algumas unidades da Federação, o percentual do tributo supera 30%. Eis a íntegra (1 MB).

A aprovação do limite ao imposto estadual foi a grande vitória do governo Jair Bolsonaro na semana. Pode aliviar o principal problema eleitoral do presidente que busca a reeleição: a inflação.

No novo relatório aprovado pela Câmara, a fórmula ficou a seguinte: os governadores serão compensados se tiverem perda de arrecadação para todo o ICMS, sem corrigir a receita passada pela inflação.

O texto que veio do Senado incluiu um gatilho para compensar os Estados quando houver queda da receita (atualizada pela inflação) acima de 5% somente na arrecadação com combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte público. Ou seja, a compensação seria mais fácil de ser atingida.

Se houver perda de receita, quem iria compensar? O governo federal. O projeto permite descontos aos Estados nas dívidas com a União. Quem não deve ao governo federal, terá compensação com dinheiro da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral).

Os governadores dizem que o texto aprovado irá tirar R$ 115 bilhões do caixa dos Estados. Apoiadores do texto, por outro lado, dizem que os Estados devem chegar ao fim de 2022 com saldo positivo de R$ 116 bilhões e o corte do ICMS será menor que esse valor.

O autor do projeto, deputado Danilo Forte (União-CE), disse que a redução do tributo reforça a necessidade do país fazer uma “grande reforma tributária”. A mudança na alíquota foi possível porque houve uma mudança na interpretação do tratamento dado aos combustíveis e à energia, que passam a ser considerados bens essenciais. “Na conta de luz, o efeito é imediato”, afirmou.

O mercado espera que o teto para o ICMS irá reduzir de 10% a 12% 0 preco da gasolina na bomba, fora os outros itens envolvidos. Já a inflação, medida pelo IPCA, deve cair de 1,2 ponto percentual a 1,6 ponto percentual.

O risco é o efeito sobre a inflação ir por água abaixo com a pressão por novos reajustes nos combustíveis. A Petrobras pode ter que aumentar os preços em breve para evitar problemas na cadeia de suprimentos. Lá fora, os preços do petróleo continuam em alta com a disputa entre a Rússia e a Ucrânia.

Para as grandes operadoras de telecomunicações, representadas pela Conexis Brasil Digital, a aprovação do texto representa

“uma grande conquista na busca por uma carga tributária mais justa e racional”.

“Quando sancionado, o projeto garantirá ao setor uma conquista que já foi respaldada pelo Supremo Tributal Federal, que considerou inconstitucional a aplicação de alíquota superior a padrão de ICMS nas telecomunicações e na energia elétrica”, afirmou o presidente executivo da associação, Marcos Ferrari.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

2 comentários

  1. Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good gains. If you know of any please share.

    Thank you! You can read similar blog here: Najlepszy sklep

  2. You are truly a just right webmaster. The site loading velocity is incredible.
    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, the contents are masterpiece. you have done a wonderful activity on this matter!
    Similar here: dobry sklep and also here: Dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *