Nelson Piquet se desculpa por termo racista: “Hamilton é um grande piloto”

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Após o polêmico uso de fala racista, o ex-piloto da Fórmula 1, Nelson Piquet pede desculpas publicamente à Lewis Hamilton, piloto da escuderia Mercedes. O tricampeão de F1 brasileiro divulgou uma nota à imprensa nesta manhã em que ele pede desculpas “de todo o coração” por chamar o britânico heptacampeão de “neguinho”.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

Em um comunicado enviado à imprensa hoje, o brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico e que o comentário foi “mal pensado”.

“O termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e foi nunca teve a intenção de ofender”, disse.

Ele também disse não ser racista.“Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele”, destacou.

“Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível”, finalizou. 

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]”, disse Piquet durante a entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira no ano passado.

Leia a Nota de Piquet

O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso”.

Nelson Piquet.

A FIA, a Fórmula 1 e a Mercedes condenaram a fala do ex-piloto brasileiro. Lewis Hamilton respondeu Piquet em português. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, disse e completou em inglês que a mentalidade é arcaica. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou o piloto.

Hamilton respondeu em português fala racista de Nelson Piquet Ontem, após a FIA, a Fórmula 1 e a Mercedes repreenderem a aspa do ex-piloto brasileiro, Hamilton respondeu Piquet em português. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu Hamilton no Twitter. O piloto inglês continuou sua resposta e disse que a mentalidade de Piquet é arcaica. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou.

No comentário, ele comparava os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do GP do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, no GP da Inglaterra.

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

Um comentário

  1. You’re in point of fact a just right webmaster. This website loading speed is incredible.
    It kind of feels that you’re doing any distinctive trick.
    Also, the contents are masterwork. you have performed a magnificent job in this topic!

    Similar here: sklep internetowy and also here: Najtańszy
    sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *