Ex-premiê do Japão Shinzo Abe assassinado em comício

Carro & Cia
Carro & Cia, o melhor em atendimento e satisfação

Shinzo Abe que tinha 67 anos discursava na cidade de Nara, no Japão, quando foi atingido. O suspeito foi preso em flagrante.

As autoridades ainda não sabem o motivo do assassinato que aconteceu na campanha eleitoral na manhã desta sexta-feira (8).

O ex-premiê era candidato a uma vaga na Câmara Alta do Parlamento, nas eleições previstas para o próximo domingo (10).

Abe discursava no cidade de Nara quando sofreu atentado

O assassino se aproximou e atirou contra Shizo Abe às 11h30 horário de Tóquio.

Tiros atingem Shinzo Abe pelas costas

Seguranças e policiais prenderam o atirador imediatamente após os disparos.

Assassino de Shizo Abe foi preso em flagrante

Shinzo Abe ficou conhecido como um dos mais importantes líderes japoneses do pós-guerra.

Abe assumiu o cargo de premiê por um período curto, entre 2006 e 2007, antes de ocupar a posição de forma permanente de 2012 a 2020, pelo Partido Liberal Democrata, de centro-direita. Renunciou por causa de uma série de doenças, inclusive uma úlcera grave.

Mesmo assim, acabou sendo o primeiro-ministro com mais tempo no poder, ultrapassando o próprio avô, Nobusuke Kishi, que ocupou o cargo entre 1957 e 1960. Em uma triste coincidência, Kishi também foi vítima de uma tentativa de assassinato, mas sobreviveu. O pai de Shinzo Abe, Shintaro Abe, também atuou como secretário-chefe do gabinete, considerada a segunda posição mais poderosa do Japão.

DUETTO IDEAL – A MODA FEITA PARA VOCÊ

Mesmo após renunciar, Abe permaneceu como figura central no partido. Nacionalista ao extremo, ele também tomou algumas atitudes que irritaram potências internacionais, como visitar o controverso Santuário Yasukuni, local que os EUA, por exemplo, considera uma homenagem a criminosos da 2ª Guerra Mundial.

Ele também promulgou leis permitindo que o Japão lutasse ao lado de aliados no exterior. Isso deixou a Coreia do Sul e a China com nervos à flor da pele.

Apesar disso, suas políticas externas e econômicas (conhecidas como “Abenomics”, fortalecendo os laços com os aliados do Japão e revitalizando as finanças do país, foram consideradas um sucesso. Para os brasileiros, uma cena deixou Abe bem conhecido. Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, ele apareceu vestido de Mario Bros para anunciar as Olimpíadas do Japão.

Um dos objetivos mais controversos de Shinzo Abe teve relação com o artigo 9 da Constituição Japonesa. A lei afirma que “o povo japonês renuncia para sempre à guerra como um direito soberano da nação”, adicionado logo depois da 2ª Guerra. Mesmo assim, ele conseguiu enviar tropas para lutar no exterior pela primeira vez desde então.

Também ficou conhecido pela amizade com o ex-presidente dos EUA Donald Trump. Ele foi o primeiro líder estrangeiro a se encontrar com Trump após a eleição de 2016 e recebeu o norte-americano Japão em 2019. Trump se tornou o primeiro líder estrangeiro a conhecer o novo imperador do Japão, Naruhito

ANGRA DOS REIS EM GRANDE ESTILO. VOCÊ MERECE.

2 comentários

  1. You are truly a excellent webmaster. The website
    loading speed is amazing. It seems that you are doing any distinctive trick.

    Furthermore, the contents are masterwork. you have done a fantastic activity in this subject!

    Similar here: sklep internetowy and also here: Sklep online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *