Ex-presidente estaria 16 pontos à frente do presidente

Faltando 13 dias para as eleições, o IPEC mostra oscilação de um ponto para cima de Lula em relação ao levantamento anterior, de uma semana atrás.
A pedido da Globo, o Ipec divulgou na noite desta segunda-feira (19) sua mais nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. Ela mostra Lula (PT, foto) com 47% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) com 31%.

Segundo o IPEC, o petista oscilou positivamente um ponto, dentro da margem de erro, em relação à pesquisa anterior, divulgada há uma semana e presidente da República teria mantido o mesmo percentual.
De acordo com o instituto, Ciro Gomes (PDT) tem os mesmos 7% do levantamento anterior e Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) manteve 1%. Brancos e nulos são 5%, e outros 4% estão indecisos.
Considerando os votos válidos, sem brancos e nulos, Lula poderia vencer hoje em primeiro turno, embora o percentual esteja dentro da margem de erro. Segundo o Ipec, nessa contagem o petista teria 52%, Bolsonaro 34%, Ciro 7%, Tebet 5% e Soraya 1%.

O Ipec ouviu 3.008 eleitores em 181 municípios brasileiros, nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

