Para garantir a governabilidade de Lula, PT, PV, PCdoB e PSB anunciaram apoio à reeleição de Arthur Lira. PL também vai garantir presidência ao alagoano
Juntas, as bancadas da esquerda reúnem 94 deputados e a decisão promete garantir governabilidade ao presidente declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Inácio Lula da Silva. Outras 10 legendas já haviam formalizado apoio ao atual presidente da Casa.
Agora, na noite desta terça-feira (29), com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o PL decidiu se juntar ao PT e demais partidos em apoio a Arthur Lira.
Em troca, o deputado federal do PP dará apoio à candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) na disputa pela presidência do Senado contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O acordo foi fechado durante um jantar em Brasília promovido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com a presença de Jair Bolsonaro.
“Lira tem o acordo de apoiar. Nós vamos apoiar ele lá e ele apoia a gente aqui”, disse Valdemar Costa Neto, referindo-se à candidatura de Rogério Marinho à presidência do Senado.
O presidente da Câmara esteve no jantar realizado em um restaurante em Brasília. Na chegada, Lira foi vaiado por apoiadores de Jair Bolsonaro, que o chamaram de “omisso” e “covarde” em função da aproximação com o governo eleito.
As eleições no Congresso estão marcadas para o dia 1º de fevereiro de 2023.