Em abaixo-assinado, entidades de diversos segmentos repudiam atos de vandalismo, mas afirmam que Alexandre de Moraes fere autonomia política
Em abaixo-assinado, mais de 20 entidades empresariais de Brasília contestam a medida do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes que afastou Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal.
A lista de signatárias inclui a Abrasel (associação de bares e restaurantes), o Sinduscon-DF (indústria da construção civil) e o Secovi-DF (sindicato da habitação).
Ibaneis é acusado de se omitir diante da violência da invasão de manifestantes aos prédios dos Três Poderes da República em Brasília, no último domingo (8). Os vândalos depredaram o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, pedindo a prisão dos ministros do Supremo e volta do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva para a cadeia.
No documento as entidades atacam a decisão do ministro do STF de afastar temporariamente o governador.
“Nos posicionamos contrários a todo e qualquer tipo de intervenção que fira a autonomia política e administrativa do Distrito Federal, sem a devida apuração dos fatos e que não respeite o devido processo legal. Solicitamos aos Poderes Legislativo e/ou Judiciário (se provocado) que reestabeleça(m) a gestão do governador reeleito legitimamente pelo povo do DF, em primeiro turno, Ibaneis Rocha”, afirma a nota.