Tio Jansen lança canal no Youtube, com vídeos das canções do projeto Novas Cantigas de Roda

Projeto troca letras aterrorizantes de canções populares por dizeres mais acolhedores para crianças

 

Convivendo diariamente com crianças desde 1975, como médico pediatra, Carlos Jansen mostra agora seu lado compositor na Internet.  Ele passou a observar que era comum os pais cantarem as velhas cantigas de roda para seus filhos durante o exame.

As mensagens transmitidas nas letras eram ruins e até mesmo, amedrontadoras, segundo o médico compositor . Era cabeça quebrada, precisava de uma boa lambada, a rosa despedaçada…
Minha veia poética juntou-se à minha especialidade médica e surgiam, assim, novas letras para as melodias já conhecidas, mas agora com mensagens positivas, sem as tragédias anteriores e com o olhar de cuidado e preservação da natureza. E, é claro: respeito aos seres humanos” conta. O trabalho alerta também sobre a exploração do trabalho infantil.

Jansen criou o projeto que envolve cuidado e cultura. Artísticamente conhecido como Tio Jansen, ele lança um canal no Youtube com vídeos das canções do projeto Novas Cantigas de Roda.

O projeto é feito de releituras das cantigas de roda do cancioneiro popular e de domínio público e está disponível em áudio em todas as plataformas digitais.

As letras respeitam a capacidade de escolha das crianças e unem a família num processo de resgate cultural e de união em torno dos deliciosos arranjos, sempre com um olhar amoroso, divertido, inclusivo e pedagógico.

As canções são interpretadas pelo próprio Tio Jansen e pelas cantoras Ana Tauil de 17 anos, e Carol Tauil de 13 anos, e conta com a participação da mãe delas, a cantora Márcia Tauil como a Fada do Sono.

O projeto se tornou audiovisual em 2023, e chega ao ar no canal Cantigas do Tio Jansen, no Youtube. Os vídeos foram desenvolvidos pela agência Choque Marketing, com design de personagens elaborados por Thalita Soares e animação feita por Kai Mishima.

Carlos Jansen e o projeto

Convivendo diariamente com crianças desde 1975, o médico pediatra e compositor Carlos Jansen passou a observar que era comum os pais cantarem as velhas cantigas de roda para seus filhos durante o exame pediátrico.

E que as mensagens nas letras eram muitas vezes ruins, até mesmo, amedrontadoras. Era cabeça quebrada, precisava de uma boa lambada, a rosa despedaçada e por aí, vai, segundo o pediatra .

Somando suas habilidades de poeta, ele criou novas letras para as melodias já conhecidas e de domínio público, com mensagens positivas, sem as tragédias anteriores e com mensagens de cuidado e preservação da natureza e respeito aos seres humanos. O trabalho alerta também sobre a exploração do trabalho infantil.

Os vídeos podem ser acessados no https://www.youtube.com/@tiojansen1357

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *