Mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo no Pantanal neste ano
A pior catástrofe sofrida por incêndios no Pantanal em um mês de novembro foi interrompida pelas chuvas dos últimos dias que encerraram a sequência de focos de fogo que devastou mais de um milhão de hectares do Pantanal .
Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) mostram que não houve nenhum foco de fogo no bioma nesta segunda-feira (20).
Focos no domingo:
Focos na segunda-feira:
No domingo (19) completaram-se 50 dias do início do incêndio no Pantanal matogrossense
As chamas tomaram o Pantanal, fazendo com que o bioma tivesse o pior mês de novembro da história. O que os especialistas explicam é que o fogo é resultado do baixo volume de chuva, calor intenso e a vegetação ressecada na região.
Nos primeiros 19 dias de novembro deste ano, foram registrados 3.647 focos de incêndio no bioma, um recorde histórico para o mês desde 2002, quando foram contabilizados 2.328 focos.
Nesta segunda-feira (20), o número de pontos de alerta zerou. Neste ano, mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal.
A chuva era esperada desde setembro, mas teve o período alterado pelo El Niño, que vem mudando o comportamento climático em todo o país. Os especialistas apontam que foi uma mudança no clima que causou o maior impacto na vegetação.