Jornalista é considerado foragido por determinação de ministro do STF desde 2021
Segundo o Jornal Correio Braziliense, o dono do X, antigo Twitter, descumpriu determinação do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
Musk teria retornado ao ar, as contas do jornalista e blogueiro bolsonarista Allan dos Santos na rede social.
Segindo o jornal, Alan dos Santos teve suas contas desbloqueadas após Elon Musk desafiar o ministro Alexandre de Moraes.
De volta ao X, segundo o Correio Braziliense, o influenciador teria feito uma transmissão ao vivo (live), no perfil Terça Livre, ainda na noite de domingo (7).
Allan está exilado por ser considerado pelo STF, foragido da Justiça brasileira desde outubro de 2021.
O jornalista de direita mora nos EUA, de onde teria feito a transmissão ao vivo. A transmissão pela rede social de Elon Musk teria acontecido entre 22h e 23h.
O bilionário havia ameaçado descumprir decisões da Corte e atacou Moraes. Musk questionou suposta “censura” no Brasil, acrescentando que o ministro traiu a Constituição e disse que ele deveria renunciar.
Em setembro de 2021, Moraes mandou o X bloquear o “Terça Livre”, bem como o perfil pessoal de Allan. Ambos só podiam ser acessados por quem estava fora do país.
O jornalista é investigado em dois inquéritos que tramitam no STF. Um trata da divulgação de notícias falsas e outro sobre suposto apoio em atos contra às sedes dos Três Poderes.
Em busca pelos perfis de Alan dos Santos no X no Brasil, os perfis aparecem suspensos na manhã de hoje, segunda-feira (8).