Ibaneis anuncia candidatura ao Senado em 2026 e diz que Celina vai concluir governo

Governador do Distrito Federal fez o anúncio no Recanto das Emas na manhã de hoje

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) disse que será candidato a senador da República pelo Distrito Federal em 2026.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18), durante assinatura da ordem de serviço para início das obras do Hospital do Recanto das Emas (HRE).

Eu pretendo me candidatar ao senado em 2026. Celina assume para concluir o governo e, talvez, se for da vontade dela, deve ser candidata a reeleição”, falou.

O governador afirmou que o prazo da construção do hospital do Recanto das Emas é de 24 meses e que se ele não puder realizar a entrega do hospital para população, a vice-governadora Celina Leão (PP) ficará encarregada da conclusão.

A regra eleitoral prevê a obrigatoriedade de desincompatibilização do cargo aos chefes do Poder Executivo (presidente da República, governador de Estado ou do Distrito Federal e prefeito municipal), prevista na Constituição de 1988, que exige que eles se afastem definitivamente do cargo até seis meses antes do pleito para concorrer a cargos diferentes daquele que ocupam.

Nesse caso Celina Leão poderia substituir Ibaneis e concorrer a reeleição, já que seria oficialmente a governadora do DF por seis meses.

As eleições de 2026 devem acontecer no dia 4 de outubro daquele ano. Se a previsão de Ibaneis se concluir, ele deixará o cargo de governador no dia 4 de maio de 2026.

Celina Leão ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *