Google proíbe propaganda política para eleições no Brasil depois de novas regras do TSE

Proibição foi causada depois de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade nas eleições de 2024

O Google informou nesta quarta-feira (24) que, a partir de maio, vai proibir a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano.

Segundo a plataforma, a decisão foi tomada por causa da nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos que criou novas regras que o Google teria de cumprir, caso fizesse os anúncios.

A mudança envolve as regras de conteúdo político do Google Ads, plataforma em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos em serviços da empresa, como a Busca e o YouTube.

A resolução do TSE prevê, entre outros pontos, que a empresa que oferecer impulsionamento de conteúdos políticos eleitorais deve:

Manter repositório que permita acompanhar em tempo real informações de anúncios, como conteúdo, valor pago, anunciante e público-alvo do anúncio;
Disponibilizar ferramenta de pesquisa para a consulta de anúncios por palavras-chave, termos de interesse e nomes de anunciantes, além de coletar dados sobre os anúncios de forma automatizada (por meio de uma interface dedicada, também conhecida como API).


O Google divulgou uma nota sobre a suspensão do serviço. Leia na íntegra:

As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto.”

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