Controladora da empresa, a Live Nation confirmou e investiga caso após repercussão da venda das informações por US$ 500 milhões
A plataforma de emissão de ingressos Ticketmaster, controlada pela Live Nation Entertainment, confirmou na sexta-feira (31) que o banco de dados do site foi invadido por hacker.
A invasão expôs informações sigilosas de 560 milhões de clientes. Os dados estariam sendo vendidos por US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões) no mercado negro de dados.
Em uma declaração federal enviada à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a Live Nation disse que identificou uma atividade não autorizada dentro de um ambiente de banco de dados em nuvem de terceiros.
A confirmação acontece depois que um grupo de hackers conhecido como ShinyHunters reivindicou, no dia 20 de maio, a autoria do roubo de informações de mais de 500 milhões de clientes.
Segundo a publicação dos hackers em um fórum on-line, as informações roubadas contêm nomes, endereços, contatos telefônicos e parte de números de cartões de crédito dos clientes da Ticketmaster.
No documento, porém, a Live Nation não menciona o grupo e afirma que é “improvável” que o ocorrido cause alguma repercussão material.
O que diz o Procon sobre o vazamento dos dados dos clientes?
Para averiguar possíveis impactos a consumidores brasileiros, o Procon-SP notificou a empresa e solicitou informações sobre cadastros de consumidores e de que forma os dados dos consumidores são captados e permanecem armazenados nos servidores.
O vazamento ocorre em meio à acusação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de que Live Nation operaria um monopólio que “sufoca sua concorrência” no mercado de venda de ingressos e promoção de shows.