Governador do DF anunciou que não existe a possibilidade de construir hotéis e motéis nas W3 Sul e Norte, entre outros pontos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que vetará alguns pontos do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).
Ibaneis Rocha fez o anúncio depois de se reunir com responsáveis pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
“O PPCUB é um projeto discutido por toda a sociedade há mais de uma década. Foi amplamente estudado e aprovado após várias reuniões e debates, contando com a participação dos mais diversos setores da sociedade. Entendemos que existem pontos controversos no Plano e decidimos vetá-los. Eles poderiam atrapalhar o projeto como um todo. Para nós, o mais importante é o desenvolvimento de Brasília e a adaptação necessária para que a cidade cresça junto com a população e acolha a todos com conforto e qualidade. Reitero que todas as intervenções serão pensadas, considerando as necessidades da população. Outros vetos, inclusive, podem ocorrer após a análise detalhada dos técnicos da Seduh“, anunciou Ibaneis Rocha.
Entre as propostas a serem vetadas estão a construção de alojamentos nas quadras 700 e 900 das asas Sul e Norte, incluindo hotéis e motéis; e também a ocupação do Parque dos Pássaros, o que afastará a possibilidade de construção de um camping no local.
Ibaneis Rocha anunciou que vetará também a permissão de comércio e prestação de serviços no Setor de Embaixadas. Será vetada ainda a alteração de lotes na W3 Sul.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovou o PPCUB na semana passada e estárecebendo críticas locais, nacionais e internacionais.
Pontos polêmicos do projeto aprovado sãoapontados como descaracterização do patrimônio histórico, e algumas das emendas acrescentadas ao texto, agridem o tombamento da capital da República.
Na terça-feira (25), uma audiência pública convocada pela senadora Leila Barros (PDT-DF) reuniu especialistas e representantes de diferentes órgãos para debater, no Senado Federal, o teor do projeto, que está sendo analisado pelo Palácio do Buriti.