Veja o novo cronograma para as avaliações que serão no dia 18 de agosto sem novo adiamento
Foi divulgado nesta quinta-feira (4), o novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado “Enem dos concursos”.
Organizadas pelo Ministério da Gestão, as provas do concurso seriam aplicadas inicialmente no dia 5 de maio, mas foram adiadas para 18 de agosto.
O adiamento das provas do CNU aconteceu por conta da tragédia causadapelas fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
O governo federal publicou um decreto para garantir que não haja um novo adiamento do exame, mesmo em caso de eventos excepcionais como o gaúcho.
Os locais de prova de cada candidato haviam sido informados em abril, mas, após o adiamento do concurso por causa das chuvas, eles poderão sofrer alterações.
Até então, a expectativa era aplicar o exame em 228 cidades brasileiras. Novos cartões de confirmação serão divulgados no dia 7 de agosto, de acordo com o Ministério da Gestão.
O novo cronograma prevê que a lista final de aprovados no CNU será divulgada no dia 21 de novembro. A convocação dos candidatos aprovados deve começar em janeiro de 2025.
A ministra Esther Dweck anunciou que quem não puder realizar a prova no dia 18 de agosto poderá pedir a devolução da taxa de inscrição. Os pedidos deverão ser feitos a partir desta sexta-feira (5) até domingo (7).
Neste mesmo período, alguns candidatos terão a oportunidade de alterar a cidade de realização da prova. A regra vale para quem mora no Rio Grande do Sul e faria o exame em outro estado e para candidatos de outros estados que fariam a prova no RS.
Poderá haver uma prova extraordinária apenas para as pessoas atingidas por uma nova catástrofe, e elas concorrerão a vagas suplementares.