Chuvas causaram deslizamentos em Kerala
Deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no sul da Índia, deixaram ao menos 107 mortos e dezenas de desaparecidos nesta terça-feira (30).
Os deslizamentos ocorreram em um distrito montanhoso que faz parte da cordilheira dos Ghats Ocidentais, no estado de Kerala.
Os deslizamentos aconteceram no distrito de Wayanad e destruíram muitas casas e uma ponte. Equipes de resgate tentaram resgatar pessoas presas na lama e sob escombros, mas os esforços foram prejudicados por causa das estradas bloqueadas e de terrenos instáveis.
O governo do país mobilizou helicópteros para ajudar nos esforços de resgate, e o Exército indiano foi convocado para construir uma ponte temporária.
“Estamos tentando de todas as maneiras resgatar nosso povo”, disse a ministra da Saúde do estado, Veena George.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse estar “angustiado com os deslizamentos de terra em partes de Wayanad”.
“Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos e orações pelos feridos”, escreveu Modi.
O departamento meteorológico da Índia colocou Kerala em alerta, pois o estado foi atingido por chuvas incessantes.
Mais chuvas estão previstas ao longo do dia.
O Departamento Meteorológico da Índia disse que o estado teve fortes chuvas nas regiões norte e centro, com o distrito de Wayanad registrando até 28 centímetros (11 polegadas) de chuva nas últimas 24 horas.
“Os padrões das monções estão cada vez mais erráticos e a quantidade de chuva que recebemos num curto espaço de tempo aumentou. Como resultado, vemos casos frequentes de deslizamentos de terra e inundações ao longo dos Ghats Ocidentais”, disse Roxy Mathew Koll, cientista climático do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical, com sede em Pune.
A Índia sofre regularmente inundações graves durante a estação das monções, que decorre entre junho e setembro e traz a maior parte das chuvas anuais do Sul da Ásia.