O objetivo é agilizar o atendimento, diminuir as filas e valorizar os profissionais. Um total de 22 categorias terão a jornada aumentada para 40 horas
O Governo do Distrito Federal ampliou a carga horária de 385 servidores da rede pública de saúde. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto que foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) na última segunda-feira (19).
Segundo o GDF, a medida tem o objetivo de melhorar a prestação de serviços à população e atender às necessidades dos profissionais de saúde.
São 22 categorias profissionais que trabalham em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em higiene dental, entre outras especialidades beneficiadas.
Ibaneis Rocha disse que a nova carga horária trará uma saúde mais eficaz no DF. “O objetivo é reforçar o quadro de funcionários e agilizar o atendimento para diminuir as filas. Nosso governo está atento e trabalha todos os dias para garantir maior cobertura, qualidade e melhores resultados nos atendimentos públicos”, escreveu o governador na rede social X.
Os servidores, que anteriormente trabalhavam 20 horas semanais, passam a cumprir uma jornada de 40 horas semanais. Essa medida gera economia no valor de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. Os profissionais beneficiados devem se apresentar à chefia imediata para formalizar a alteração no regime de trabalho.
Segundo a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), a mudança é uma reivindicação antiga dos profissionais.
“significa um reforço na mão de obra de trabalho de toda a rede pública do Distrito Federal. São ações como essa é inúmeras outras que nós fazemos para melhorar a vida do cidadão, concluiu, Celina Leão.
[…] Recentemente o GDF ampliou a carga horária dos profissionais, o que era uma reivindicação dos médicos. […]