Fogo começou na manhã de ontem e continua na tarde desta quarta-feira (4)
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disse que cerca de 20% da área total da Floresta Nacional de Brasília (Flona) foi queimada durante o incêndio que começou na manhã de terça-feira (3).
As chamas arderam durante toda a noite e voltaram a ser combatidas na manhã de hoje, quarta-feira (4).
Brigadistas e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal continuam combatendo as chamas na tarde de hoje.
“A estimativa preliminar são de 1,2 mil hectares queimados, em torno de 20% da área total da Flona, mas ainda vamos confirmar”, disse Fábio dos Santos Miranda, chefe da Flona.
Em nota, o ICMBio afirma que a prioridade, no momento, é “combater o fogo em nascentes, matas de galeria, remanescentes de Cerrado e áreas próximas de residências”. Ainda segundo o órgão, “há também uma equipe mobilizada para o manejo da fauna”.
A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas no local, segundo Miranda. A Polícia Federal investiga o caso.
“Tivemos a informação de que três pessoas estariam circulando justamente na área onde começaram os focos de incêndio”, disse o chefe da Flona.
O parque foi fechado por causa dos incêndios. Entre as áreas afetadas, estão nascentes de água importantes para o abastecimento da população do Distrito Federal.
Os equipamentos usados para combate às chamas são básicos, como bomba costal de 20 litros, abafadores e soprador. Os helicópteros do Corpo de Bombeiros não estão sendo usados para combater o fogo, pois estão em manutenção.
[…] do Instituto Afro-Ameríndio Roça de Catimbó Jurema, na QNN 3, em Ceilândia Norte, denunciaram o dono do terreiro, Tiago Rodrigues da Silva, 38 anos, conhecido como Pai Tiago, por […]