Mensagens estão sendo enviadas pela polícia do Maranhão nos próprios aparelhos, para que os compradores se apresentassem
A Polícia Civil do Maranhão notificou compradores de celulares roubados para devolveram aparelhos à Polícia.
A maioria dos compradores acaba sendo vítima de anúncios na Internet com preços atrativos.
Mas quem caiu no golpe ou faz parte dele e comprou aparelho roubado começou a receber nesta segunda-feira (21), uma mensagem da polícia matanhense para devolver o aparelho.
Segundo os investigadores, muita gente compra sem maldade nenhuma, mas outra parcela dos compradores sabe que o aparelho é fruto de violência e até assassinatos que ocorrem durante latrocínio de celulares.
Quase 1 milhão de aparelhos celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Nesta terça-feira (22), em São Luís, 80 policiais civis e delegados fizeram uma força tarefa. De setembro até agora, a Polícia Civil já intimou cerca de 2 mil pessoas para que devolvam celulares que tinham sido roubados ou furtados.
Nos aparelhos recuperados, o comprador recebeu no celular a mensagem para que se apresentasse no mutirão. A tecnologia é a mesma que está sendo usada no Piauí. Um programa de computador analisa e agrupa as informações dos registros dos furtos e roubos. Quando a pessoa que teve o celular roubado registra o boletim de ocorrência, a polícia repassa às operadoras o número do IMEI. Ele é um uma espécie de CPF do aparelho.
As operadoras são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados. A polícia manda uma mensagem no celular intimando os usuários.
“Nós temos dados objetivos em relação aos utilizadores daqueles aparelhos roubados ou furtados. Então, é importante essas pessoas aparecerem, pois, em tese, elas estão incorrendo em crime de receptação. A partir daí, elas têm a oportunidade de fazer os devidos esclarecimentos porque a gente sabe também que algumas pessoas adquirem esses aparelhos sem ter a noção de que se trata de um aparelho roubado ou furtado”, diz Luigi Conte, coordenador do Programa Meu Celular de Volta
Quem entrega o aparelho, sai apenas com um registro de devolução voluntária. O alerta para desconfiar de ofertar milagrosas e exigir sempre nota fiscal. Na próxima fase, a polícia vai começar a devolver os celulares aos donos originais.
Quem comprar celular roubado perde o dinheiro que entregou na mão do ladrão e ainda pode ser preso e condenado pelo crime de receptação.
A pena para o crime de receptação é de reclusão de um a quatro anos e multa. A pena é aplicada em dobro quando o crime é cometido em relação a bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista.
Agora, a Polícia vai priorizar a identificação de quem vendeu os aparelhos que foram devolvidos.