Marcus Zulian Teixeira, pesquisador que está na lista dos mais influentes do mundo, mostra que Homeopatia não é efeito placebo
Nesta quinta feira (21), foi realizado o Seminário “Homeopatia: Presente e Futuro” no auditório do Interlegis do Senado Federal. O encontro da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) faz parte dos eventos comemorativos da Campanha Novembro Verde.
Um dos palestrantes foi o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP e médico homeopata, Marcus Zulian Teixeira, que está entre os top 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo nos últimos cinco anos, segundo o ranking da Stanford University.
O pesquisador trouxe estudos robustos sobre a “Homeopatia baseada em evidências”, nas diversas áreas da pesquisa científica: pesquisa básica, pesquisa clínica, ensaios clínicos randomizados e placebos-controlados, revisões sistemáticas e metanálises. Recentemente, Zulian publicou o livro “Homeopatia não é efeito placebo: comprovação das evidências científicas da Homeopatia”.
Esse evento no Senado Federal traz importantes subsídios científicos contra a desinformação e o preconceito dogmático contra a Homeopatia, ressalta Zulian.
Outro assunto abordado foi Homeopatia e Fake News. A jornalista Marina Costa mostrou como a manipulação de informações e publicações de notícias falsas na grande mídia podem despertar sentimentos como medo, insegurança, dúvida e revolta para o público em geral. E ressaltou como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário estão atuando para coibir crimes contra a honra, respeitando, o direito da liberdade de expressão.
A Ciência e Ética, Panorama da Homeopatia no Brasil e no Mundo também foram assuntos do Seminário.
Nesta semana, o Congresso Nacional também recebeu iluminação verde em alusão à Campanha. Ações no Senado sobre Homeopatia foram promovidas pelo Senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
– É dever do Congresso Nacional fomentar o fim do desapreço pela homeopatia frente a outras especialidades médicas”, afirmou Trad.
Dia Nacional da Homeopatia
O Dia Nacional da Homeopatia é comemorado em 21 de novembro, data em que o médico homeopata francês Benoit Jules Mure desembarcou no Brasil em 1840. Ele foi um dos principais incentivadores desse tipo de terapia no país, ele teria sido salvo de uma tuberculose com uso de Homeopatia.
No Brasil, a Homeopatia é uma especialidade médica desde 1980, sendo que em 1999 o Ministério da Saúde inseriu a consulta médica homeopática na tabela SIA/SUS. E, desde 2006, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.
Criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann em 1796, a Homeopatia utiliza o princípio da similitude terapêutica com o intuito de despertar uma reação curativa do próprio organismo.
Com informações do Senado Federal da AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira
Viva a homeopatia!!!