Flávio Dino ordenou mandados de buscas em endereços relacionados a assessores dos dois deputados federais do PL do Rio de Janeiro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que a Polícia Federal cumprisse mandados contra dois deputados bolsonaristas. Nem os nomes nem os endereços dos alvos foram divulgados, mas as buscas são em endereços relacionados a assessores dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), na manhã desta quinta-feira (19).
A operação investiga suposto uso de recursos de cotas parlamentares para pagamentos irregulares. Segundo foi vazado para imprensa, a apuração apontaria para a existência de um esquema caracterizado pela interação entre os setores público e privado, no qual agentes públicos e empresários teriam estabelecido um acordo ilícito para o desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.
Segundo a PF, os investigados utilizaram uma empresa de locação de veículos para simular contratos de prestação de serviços.
No total, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em Tocantins e no Distrito Federal.
Segundo a PF, os assessores dos deputados teriam usado os recursos públicos de forma irregular, com transferências de dinheiro sem justificativa aparente.
Em nota, a corporação diz que os investigados são suspeitos de terem cometido os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Jordy é um bolsonarista que habita o circulo íntimo do ex- presidente. Ele é amigo próximo dos filhos de Jair Bolsonaro (PL), como Carlos, e foi o escolhido pelo clã para ser o candidato à prefeitura de Niterói nas eleições deste ano.
Na Câmara, Jordy foi líder da oposição entre março de 2023 e abril de 2024.
Cavalcante é líder evangélico da igreja Assembleia de Deus. Teólogo de formação, ele está no seu terceiro mandato como deputado federal e é o atual segundo-vice-presidente da Casa de Leis. Nos mandatos anteriores, integrou a tropa de choque contra o governo Lula.
Cavalcante já presidiu, em mais de uma ocasião, a Frente Parlamentar Evangélica, popularmente conhecida como Bancada da Bíblia.